Qual é a filosofia do Moodle?
Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:
- (...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas
focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos
ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os
vejam ou utilizem.
A filosofia do projeto é orientada pelo que os desenvolvedores
denominam de "pedagogia sócio-construtivista", pautada em quatro
conceitos-chave:
- Construtivismo
— teoria pedagógica que sustenta que as pessoas constroem ativamente
novos conhecimentos à medida que interagem com o seu ambiente;
- Construcionismo — que sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem;
- Construcionismo Social
— que amplia o conceito anterior para um grupo de pessoas que constroem
algo para outras que, de maneira colaborativa, criam assim uma cultura
de "coisas" compartilhadas, assim como de significados compartilhados;
- Ligado e Separado — onde o objeto de observação é a motivação das pessoas em uma determinada discussão de assuntos.
Estes conceitos podem não ser compreendidos e assimilados pelos
utilizadores em uma primeira abordagem, mas os desenvolvedores
recomendam que os utilizadores possuam um conhecimento prévio dos
mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário